HCor– HOSPITAL DO CORAÇÃO

O HCor realizou seu primeiro atendimento em 1976, mas sua história começa décadas antes, com um grupo de senhoras da comunidade árabe. Elas fundaram em 1918 a Associação do Sanatório Sírio para auxiliar órfãos da 1ª Guerra Mundial. Com o passar dos anos, a associação migrou sua atenção aos pacientes tuberculosos, fundando uma unidade em 1947. Na década de 60, a entidade se volta para a criação de um hospital dedicado à cirurgia torácica, que viria a ser o Hospital do Coração. Em 2006, o HCor conquistou a acreditação JCI.

Em 2007, passou a contar com um prédio para consultórios, Instituto de Pesquisa e área administrativa. Já em 2008, o hospital assina uma parceria com o Ministério da Saúde para diversos projetos de apoio ao SUS. No ano de 2009, o hospital incorpora mais um prédio com hospital-dia, unidade de fisioterapia, Instituto do Joelho e o Núcleo de Arritmia Cardíaca. Em 2012, inaugura uma unidade externa, o HCor Diagnóstico Cidade Jardim e, em 2013, incorpora uma Unidade de Radioterapia. Em 2014 inaugurou o Edifício Adib Jatene com unidades de internação, salas hibridas de cirurgia/intervenção, oncologia ambulatorial e radioneurocirurgia com Gama Knife.

Destaques

Destacamos em 2015 a recertificação (segundo ciclo) dos programas clínicos de insuficiência cardíaca e infarto agudo do miocárdio pela Joint Commission International, a incorporação de novos procedimentos intrauterinos em medicina fetal e a aprovação pelo MEC dos programas de residência médica nas especialidades de cardiologia pediátrica, terapia intensiva e emergência. O Instituto de Pesquisa atingiu a marca de coordenação de 14 ensaios clínicos multicêntricos, nacionais e internacionais. Na área de responsabilidade social, através do Programa PROADISUS, o HCor se consolidou como referência nacional em cardiologia fetal e cardiopediatria.

Em 2016, como destaques temos o quarto ciclo de acreditação do HCor pela JCI, a renovação do parque tecnológico, desenvolvimento da área de ensino, entre outros.