Associados Abramed participam do maior congresso mundial de radiologia

Associados Abramed participam do maior congresso mundial de radiologia

104ª edição do RSNA foi realizada em Chicago (EUA) entre 25 e 30 de novembro

03 de dezembro de 2018

Um time de associados Abramed participou ativamente da 104ª reunião anual da Sociedade Radiológica da América do Norte (RSNA), evento reconhecido como o maior congresso mundial de radiologia e que foi realizado entre 25 e 30 de novembro em Chicago, nos Estados Unidos. Dentre as marcas que fortaleceram a presença brasileira no evento estavam Hospital Israelita Albert Einstein, Dasa, Grupo Fleury, Hermes Pardini, Hospital Sírio-Libanês, Sabin Medicina Diagnóstica e SIDI Radiologia. Claudia Cohn e Conrado Cavalcanti, respectivamente presidente e vice-presidente do Conselho da Abramed, também marcaram presença no encontro.

“Nesta edição do RSNA pudemos acompanhar as tecnologias e soluções que estão transformando o diagnóstico por imagem no mundo. É interessante notar como o foco tem se direcionado para soluções de software e inteligência artificial aplicadas ao diagnóstico por imagem, mesmo com grandes lançamentos também em equipamentos. Entendemos que o mercado de medicina diagnóstica vem passando por grandes transformações e um evento como o RSNA nos permite ter uma dimensão global de tudo isto em um só local”, comenta Lídia Abdalla, CEO do Grupo Sabin e membro do Conselho Deliberativo da Abramed.

Com público diversificado, o congresso recebe cerca de 25 mil profissionais vindos de 25 países e, nesta edição de 2018, a programação científica enfatizou o uso de machine learning e inteligência artificial em aplicações da área de radiologia.

Outros tópicos bastante destacados durante o encontro dizem respeito à medicina de precisão e a possibilidade do diagnóstico integrado combinando radiologia, patologia e genômica, que representa uma ferramenta inovadora capaz de melhorar o atendimento ao paciente e reduzir custos do sistema, como explica Roberto Santoro, CEO do Hermes Pardini, que também participou do congresso. “Estão surgindo novos conceitos de radiogenômica, ou seja, além da imagem molecular há também a interface com a área de genômica que pode produzir diagnósticos mais personalizados, profundos, sensíveis e precisos.”

Além de toda a programação científica disseminada ao longo da semana, o congresso conta com uma ampla área de exposições que inclui demonstrações técnicas dos mais recentes equipamentos desenvolvidos para o setor de medicina diagnóstica. “Neste espaço estão reunidos os grandes fornecedores de insumos e equipamentos e temos a oportunidade de agendar visitas e reuniões com as marcas que atendem aos nossos interesses. Uma excelente maneira de vivenciar, de uma forma mais realista, quais são as novas tecnologias, visto que podemos fazer inclusive simulações de exames como se estivéssemos em um ambiente real”, comenta Santoro enfatizando que participar do evento é importante para a renovação de conceitos do segmento.

Com ampla presença no congresso, os profissionais do Brasil aproveitam a oportunidade para absorver o que está sendo desenvolvido de mais inovador no setor de medicina diagnóstica. “O Brasil estava muito bem representado em Chicago. Nosso país está sempre preocupado em incorporar novas tecnologias e temos um setor de imagem muito participativo que faz com que estejamos bastante avançados nessa área”, complementa Santoro.

Brasileiros premiados – Uma equipe brasileira conquistou medalha de ouro pela 10ª colocação na primeira edição do RSNA Pneumonia Detection Challenge 2018. Formado por profissionais da Dasa Medicina Diagnóstica, da Fundação Instituto de Pesquisa e Diagnóstico por Imagem (FIDI) e da startup Iara Health, o time concorreu com outras 1.400 equipes do mundo todo. O projeto consistia no desenvolvimento de uma ferramenta para identificação mais precisa de pneumonia por meio de radiografia de tórax.

A próxima edição do RSNA já está marcada e será realizada entre 1º e 6 de dezembro de 2019 também em Chicago (EUA).

Associe-se Abramed

Assine nossa Newsletter