Abramed participa do lançamento dos Resultados Laboratoriais da Pesquisa Nacional de Saúde-2013,

Abramed participa do lançamento dos Resultados Laboratoriais da Pesquisa Nacional de Saúde-2013,

26 de novembro de 2019

Nosso presidente do Conselho de Administração, Wilson Shcolnik, participou hoje do lançamento dos Resultados Laboratoriais da Pesquisa Nacional de Saúde-2013, promovido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Ministério da Saúde, no Salão Internacional da Escola Nacional de Saúde Pública, no campus Manguinhos/Fiocruz.

A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) é o mais amplo inquérito em saúde no Brasil realizada pelo IBGE em parceria com o MS e em colaboração com instituições de ensino e pesquisa. Além de ser um estudo abrangente em relação à população estudada e aos temas abordados, a PNS é inovadora na incorporação da coleta de material biológico (sangue e urina) em uma subamostra, contemplando aproximadamente 9 mil adultos nas cinco grandes regiões do país.

O evento incluiu o lançamento de suplemento temático da Revista Brasileira de Epidemiologia, que contém artigos baseados em resultados inéditos dos exames laboratoriais da PNS, representando seu potencial de produção de conhecimentos sobre características e condições de saúde da população brasileira e de aprimoramento da vigilância das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) e dengue no país. Os laboratórios associados da Abramed participaram do estudo auxiliando na coleta e realização de exames.

Os autores dos artigos do suplemento promoveram um debate sobre os resultados encontrados. À tarde, pesquisadores convidados apresentaram trabalhos com proposições de inovações metodológicas em inquéritos de saúde.

O laboratório da PNS constitui um marco para a saúde pública brasileira e fez uma homenagem a Luiz Gastão Mange Rosenfeld, consultor da Câmara Técnica de Análises Clínicas e outros grupos de trabalho da Abramed, falecido em 2018, pelo seu valoroso trabalho e sua luta incansável para a coleta dos dados do laboratório.

Associe-se Abramed

Assine nossa Newsletter

    Veja também