Abertura da JPR 2023 destaca importância das entidades de classe nas discussões sobre acesso à saúde

Abertura da JPR 2023 destaca importância das entidades de classe nas discussões sobre acesso à saúde

A medicina diagnóstica, protagonista do evento, foi exaltada pelos presentes; tecnologia e prevenção de doenças foram citadas

No último dia 27 de abril, aconteceu a abertura da 53ª Jornada Paulista de Radiologia (JPR), maior congresso do setor na América Latina e quarto maior do mundo. A feira reuniu 16 mil participantes, 3 mil expositores e 100 empresas do setor. O evento também contemplou a 25ª edição do Congresso da Sociedade Latino-Americana de Radiologia Pediátrica (SLARP) e foi realizado de 27 a 30 de abril em São Paulo (SP). A Abramed esteve presente com estande institucional e painéis de discussão que integraram a programação oficial do evento.

O presidente da Sociedade Paulista de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (SPR), realizadora do evento, e vice-presidente do Conselho de Administração da Abramed, César Nomura, destacou a importância da união entre as entidades de classe e do aperfeiçoamento da radiologia como grade curricular nas faculdades de Medicina. “Criamos, com o Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR), o encontro das ligas de radiologia, trazendo alunos gratuitamente para viver experiências.” Ele destacou o protagonismo da medicina diagnóstica frente às transformações tecnológicas para a prevenção de doenças, como o uso da inteligência artificial e a telemedicina. “Já fazemos isso há 20 anos.”

A parceria e o fortalecimento do papel das entidades de classe estiveram no discurso de diversos atores importantes. Valdair Muglia, médico radiologista e ex-presidente do CBR, que recebeu a placa de Patrono de Mauro Brandão, presidente do Conselho Consultivo da SPR, e ressaltou a importância das entidades para a melhoria da Saúde Pública. Cibele Alves de Carvalho, atual presidente da CBR, também destacou a parceria entre as entidades médicas e lembrou aos quase 13 mil médicos radiologistas, em sua maioria com menos de 40 anos, que é necessário se aproximar do paciente e se inserir na linha de cuidado.

Com o título de Presidente de Honra da JPR, o médico radiologista Eleuses Vieira de Paiva, Secretário de Saúde do Estado de São Paulo, chamou atenção para a necessidade da realização de um diagnóstico da Saúde atual. “Nunca nos preparamos para o que estamos vivendo. Surgiu um passivo pós-pandemia, financeiro, assistencial e de gestão, que culminou nos balanços negativos das operadoras de saúde, verticalizando a assistência.” Ele se refere à crise sistêmica nos planos de Saúde que atinge o setor como um todo. Com relação à saúde pública, destacou a necessidade da regionalização do sistema para melhor enfrentamento dos gargalos, como filas e internações. Na ocasião, o secretário estava representando o governador do estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos-RJ).

Títulos de Membros Honorários

Receberam a homenagem: Beatriz González Ulloa, radiologista mexicana; Jean-Luc Drapé, da Sociedade Francesa de Radiologista; José Lipsich, da Argentina; Dr. Marcelo Gálvez, do Chile.

“Desafio de Inteligência Artificial para determinação do gênero e da idade pela radiografia de tórax”

Durante a abertura foram apresentados os resultados do desafio promovido pela SPR. A ação consistiu na criação de um modelo capaz de predizer o gênero e a faixa etária do paciente por meio da radiografia de tórax. Instituições convidadas pela SPR doaram dezenas de milhares de imagens; esses dados permitem que os participantes criem algoritmos de inteligência artificial para indicar o gênero e a idade do paciente. Os dados foram compartilhados segundo a legislação de segurança de dados. Participaram mais de 100 pessoas de dez países do mundo. Foram mais de 900 algoritmos criados. Veja o resultado no link SPR.

Associe-se Abramed

Assine nossa Newsletter